Chá de hibisco: herói e vilão!!

A muito tempo se houve dos benefícios do chá de hibisco, com um gosto azedinho muitas pessoas não gostam do gostou outros, como eu, adoram.

Vale ressaltar que o chá comumente tomado não é da mesma variedade que tem no quintal da casa da vó, o nome científico é Hibiscus Sabdariffa e é uma variedade de origem africana.

6e8521c25946326f0a7b9efddcd255fa

Ele funciona como um potente chá detox, porque ele é rico em flavonoides, polifenois, ácidos orgânicos e vitamina A. Todas essas substancias possuem um efeito antioxidante e neutralizam os radicais livres, que são as moléculas que quando presentes em excesso no organismo podem provocar o envelhecimento das células desencadeando doenças. Além disso, possui um efeito diurético que contribui para eliminar os líquidos em excesso e assim combater o inchaço.

Ta beleza, ele ajuda muito o organismo, mas realmente possui efeito emagrecedor? Sim possui, porque ele é termogênico, em outras palavras, ele potencializa o gasto energético e queima de calorias, quando está sendo digerido ele aumenta a temperatura corporal e acelera o metabolismo basal. Além disso, reduz a formação de novas células adiposas, diminuindo o acumulo de gorduras em locais que queremos ficar sem gordura, o abdômen e o quadril.

Outro benefício é que ele pode ajudar a aumentar os níveis do colesterol bom (HDL) e diminuir o ruim (LDL).

cha-ibiscu

O chá é praticamente um milagre e da vontade de consumir como se não houvesse amanhã e é essa parte que quero alertar, muitas pessoas tomam muito o chá sem achar que pode trazer riscos, isso é muito normal quando se trata de chás e medicamentos fitoterápicos, porque por serem naturais traz a falsa sensação de que não pode fazer mal.

O hibisco não é diferente, precisa ser consumido com cuidado, porque o excesso pode ocasionar sobrecarga hepática e renal e intoxicar o organismo. O efeito diurético também pode causar danos se usado sem bom senso, porque ele irá eliminar eletrólitos do nosso corpo e ocasionar alterações musculares e da pressão arterial.

Não pode ser ingerida por gestantes ou mães que estejam alimentando ou estejam em idade fértil, porque o chá de hibisco pode interferir nos níveis circulantes do hormônio estrogênio, inibindo a ovulação e causando infertilidade e para as gestantes e as que estão amamentando já foi comprovado que ele pode causar alteração na estrutura dos genes do bebê. Outro efeito que já ouvi falar foi de ele cortar o efeito do anticoncepcional, o que para muitas é um pesadelo, isso na verdade não existem estudos que comprovem, a única coisa que pode ser constatado é que ele potencializa o efeito diurético de alguns medicamentos alterando o equilíbrio do estrogênio-progesterona, mas se consumido com cautela e se você tomar o anticoncepcional sem falhas é bem pouco provável que vá causar alguma gravidez indesejada.

Outro motivo para tomar cuidado é com a pressão arterial. Quem sofre de pressão alta o chá pode até ajudar a reduzir, porém se a pessoa já toma remédio para pressão alta, o chá pode baixar mais do que o desejado a pressão arterial. Já quem sofre de pressão baixa deve ingerir com cautela pois pode entrar em um estado de hipotensão.

fe_souza

Agora que estamos cientes do benefícios e principalmente dos malefícios vou passar a receitinha para um dia para vocês. Várias famosas tomam o chá a algum tempo e a que deu mais voz ao chá de hibisco foi a Fernanda Souza que atribuiu o sucesso do seu corpão ao chá “seca barriga”, então bora lá aprender como que faz esse milagre em forma de chá.

Para evitar esses efeitos negativos, os nutricionistas indicam uma quantidade máxima de 6g por dia (uma colher de chá) da planta desidratada.

- Ferva 500 ml de água

- Após iniciar fervura, desligue o fogo e acrescente 2 colheres de hibisco (cerca de 12 g) e tampe o recipiente

- Deixe a infusão descansar por 5 minutos, cuidado para não passar de 10 minutos, coe e tome morno

* o chá preferencialmente deve ser tomado morno e não pode ser reaquecido, porém não é indicado tomar as 2 xicaras de uma só vez, o ideal é tomar uma pela manha e a outra a tarde para que o efeito diurético não seja intensificado.

 

Alguém ai toma/tomou e já notou os resultados?

Esse é mais um incentivo para o Desafio que lancei dos 21 dias saudáveis, para saber mais é só clicar aqui. Eu estou tentando ao máximo manter o foco, principalmente na atividade física, essa semana é a decisiva para mim, eu nunca consegui manter mais de uma semana, então vamos lá firme e forte, próximo post será sobre atividades físicas.

,