Reeducação alimentar: como começar?

Antes de sair postando algumas opções de cardápios e tudo o mais achei interessante dar uma introdução no assunto a algumas de vocês que ainda não sabem o que é Reeducação Alimentar (RA).

Tá…para início de conversa, a RA como o nome já diz, é um regime que vai te reeducar (ou em alguns casos educar) a comer as quantidades certas que o seu corpo necessita, com a quantidade certa de vitaminas, minerais, fibras, carboidratos, proteínas e tudo o mais que seu corpo necessita. Com a RA você consegue emagrecer com saúde e para sempre, porque são hábitos que você adquire.

E como você começa isso?

Aconselho que procurem um nutricionista e um endocrinologista eles são as pessoas mais indicadas para te passar um cardápio e dicas que mais se encaixam para você. Além de fazer um check up geral para saber se você está com alguma doença ou distúrbio ou até algum problema relacionado ao excesso de peso, vou passar dicas para vocês e até cardápios e receitas, porém não sou profissional da área, só gosto de ler sobre o assunto e também já consultei com nutricionistas e tudo o mais.

Olha, eu tentei ir em 2 nutricionistas, a primeira eu gostei muito, ela não me fez cortar tanta coisa o que me fez seguir a dieta por umas 2 semanas e consegui perder peso. Porém voltei a ganhar, só que ela se mudou e acabei indo consultar com outra que o santo não bateu, ela queria que eu cortasse tudo, glúten, lactose, enfim, tudo, o que é claro não aceitei, mas peguei várias dicas de ambas.


Qual é o seu objetivo?

Eu quero perder peso, são poucos kg, de 65,5 kg quero meus 58 kg que até hoje foi o peso que mais gostei. Então, por não ser um desafio tão grande assim sei que não preciso ser muito radical e também sei que já tentei ser mais radical e quando atinjo o objetivo começo a comer o que cortei antes e engordo novamente. Logo, dessa vez não vou cortar nada, vou reduzir e também não vou comer besteira todos os dias, mas se no final de semana me convidarem para comer pizza ou uma porção, eu vou comer sim, menos do que comeria antes mas vou comer sim.

E é esse tipo de reeducação que vou dar ênfase aqui, sim os cardápios que tenho cortam as besteiras, eu não cortei total mas reduzi consideravelmente.

Passado essa etapa vamos aprender o que podemos e "não” podemos…


O que comprar, o que não comprar?

Já ouviu que não se pode ir no mercado com fome? isso é a mais pura verdade, se você for no mercado com fome tem muito mais chances de você comprar aquele salgado gostoso da padaria ao invés de pegar seu pão integral, então tente evitar isso.

Primeiro vamos falar do que cortar e do que trocar…


CORTE: Refrigerantes, frituras, embutidos, industrializados como por exemplo, nuggets, hambúrguer industrializado, salsichas, linguicinhas, miojo, sopas industrializadas (aquelas de pacotinho), bolacha recheada…

proibidos

Além disso, se o seu objetivo é perder muito peso é bom cortar os itens acima, se você é como eu que não precisa perder tanto peso até pode se dar ao luxo de consumir esses alimentos uma vez na semana, mas sem exageros, tipo 150 ml de refrigerante não vai te matar. Mas se você cortar o refri por uns 6 meses, é difícil eu sei, você vai ver que eles nem são tão bons assim. Eu fiz isso e hoje não consigo mais tomar coca-cola e fanta, porque só sinto o açúcar, fico com mais cede e acho horrível.

É louca por batata frita (eu sou!!) coma, uma vez na semana não vai te matar também e você não vai passar vontade, só que por favor, maneire!!!!!

Só que nem tudo é insubstituível nessa vida, se você realmente pretende cortar esse alimentos e/ou quer achar substitutos, o hambúrguer pode ser feito em casa com carne moída magra e temperos frescos (muito mais gostoso). Refrigerante? Substitua com água com gás e um limão ou laranja exprimido. Sopa? Nem preciso falar que se você fizer uma fica muito mais gostosa e você pode congelar ela caso tenha preguiça de ficar fazendo. E por ai vai…


TROQUE: Massas brancas por integrais ou por massas que sejam feitas com farinhas mais saudáveis como aveia, arroz, polvilho, tapioca. Troque açúcares.

trocar

A mais eu não fico sem comer pão….Coma, eu como pão toda manhã no café, estou cada vez mais tentando diminuir a quantidade de pão que eu como no café, até ficar em meio francês, mas não passando fome, mas sim sendo o suficiente para mim.

Vocês precisam entender que os pães e massas integrais possuem a mesma quantidade de calorias que as brancas, só que a absorção dessas massas integrais ou essas farinhas mais saudáveis ocorre bem mais lenta o que deixa seu índice glicêmico mais baixo e não deixa você sentir fome por mais tempo do que se comesse algo com massa branca (farinha de trigo). Fora que por ter mais fibras vai ajudar no funcionamento do seu intestino.

Quanto aos açúcares, é interessante que você corte as bolachas recheadas e tantos outros alimentos industrializados. Só que como eu falei, não é para ser tortura, coma uma bolacha se estiver com muita vontade, mas maneire!!!!!!

O que eu indico acima de tudo é tentar fazer receitas caseiras para diminuir a vontade de comer doces, na internet tem várias receitas que vão desde brigadeiro, bolos, sorvetes e outras coisas mais fitness e saudáveis que irão ajudar a controlar essa vontade.

Tem estudos que indicam que os doces causam uma certa dependência na gente, como uma droga, ou seja, não adianta você corta o açúcar você vai sentir abstinência e quando tiver oportunidade de comer doce vai comer muito. Sim eu sei que existe pessoas controladas que as vezes conseguem cortar e não sentem falta, mas se você é uma viciada em doces assim como eu, não corte tudo de uma vez que é pior.

Eu não consigo viver sem doce, eu amo sorvete, eu amo chocolate, eu amo um suco de morango, um bolo, enfim eu gosto muito de doce e não pretendo cortar da minha vida, mas durante a semana evito tomar sorvete, refrigerante…e por ai vai. Eu tenho sérios problemas com chocolate, é algo que eu amo muito, não precisa nem ser ao leite, então o que faço para tapear a minha vontade no dia e ajuda muito, ou eu como 4 quadradinhos de chocolate amargo, ou então eu pego 2 colheres de chá de chocolate em pó (tipo do padre ou da garoto, não o 100% cacau o mais fraco) coloco um pouco de água até virar uma pasta bem grossa e como, ajuda em 100% das vezes.


CONSUMA MAIS (OU COMECE A CONSUMIR)

Por fim, compre verduras, frutas, legumes, hortaliças, carnes magras, ovos, iogurte, tapioca, queijo branco, aveia em flocos, farinha de aveia, farinha integral. NÃO PRECISA COMPRAR TUDO DE UMA VEZ e também tem muito mais coisas que você pode comprar, mas vamos focar inicialmente em trocar e cortar as besteiras.

COMPRE


POR QUE COMER DE 3 EM 3 HORAS?

Outra coisa que a muito tempo se fala quando o assunto é RA é o tal: “se alimente de 3 em 3 horas de pequenas porções”. Muitas vezes, devido a correria do dia a dia isso não acontece, mas por que deveríamos nos esforçar para comer de 3 em 3 horas?

Porque se você come de 3 em 3 horas, ajuda muito a não sentir fome durante todo o dia, o que vai contribuir muito na hora das refeições principais você não comer muito e colocar todo teu esforço no lixo. Por isso, tente se esforçar a comer pelo menos uma fruta, ou uma barrinha de cereal, ou um iogurte nos intervalos das refeições se forem superior a 3 horas, isso tudo para você conseguir se controlar no almoço e na janta.


E ALÉM DISSO?

ÁGUA, ÁGUA, ÁGUA e MAIS ÁGUA!!!!

Água ajuda na retenção de líquidos e te ajuda a desinchar, a água ajuda teus rins a trabalharem de forma eficiente e filtrarem bem teu sangue, a água vai fazer com que toda a fibra que você vai começar a consumir não fique presa no seu intestino, isso acontece e muito, das pessoas começarem a consumir mais fibras e ficarem sem ir no banheiro porque não consomem a quantidade certa de água. A água gelada ajuda acelerar o metabolismo e assim você perde mais calorias, enfim posso falar o dia inteiro dos benefícios da água, porque não são poucos!!!!

ATIVIDADE FÍSICA…

Ah eu não tempo para praticar (ou porque tenho criança pequena, ou porque trabalho muito, ou porque tenho dor no joelho) OU simplesmente NÃO GOSTO DE PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS.

Agora vou fazer uma chamara, deem uma olhada no meu DESAFIO 21 DIAS SAUDÁVEIS, resumindo tudo o que você faz 21 vezes seguidas se torna um hábito, eu sou a prova viva disso, sempre fui a mãe das sedentárias, odiava praticar AF e cá estou eu sem conseguir passar uma semana sem fazer algo e além disso descobri uma paixão, a YOGA!!!

Gente para terem resultados reais vocês precisam praticar alguma atividade física e fora que vai ajudar a não ficar muita flacidez para trás. Não que não tem como emagrecer sem AF, você consegue perder peso só com RA, mas convenhamos, você está tentando se tornar mais saudável e tudo o mais e quer deixar de lado as atividades físicas? Se você praticar AF vai aumentar sua resistência, sua força, sua qualidade de vida e muito mais.


No próximo post vou começar a passar algumas opções de cardápio para vocês começarem a ter noção do quanto comer e o que comer, que isso é bem difícil no início, mas depois de um tempo vocês pegam o jeito e não precisam mais se prender a cardápios.


*NÃO SOU NUTRICIONISTA, TUDO O QUE PASSO AQUI É DE CONHECIMENTO ADIQUIRIDO ATRAVÉS DE ARTIGOS, CONSULTAS COM PROFISSIONAIS E COISAS QUE ENCONTRO NA INTERNET*

,